1. Comer maçã fortalece o sistema imunológico
Antioxidantes como a quercetina e a vitamina C presentes na maçã preservam as células do sistema imune, protegendo o indivíduo de gripes, resfriados, alergias e outras doenças.
2. Reduzir o nível de colesterol comendo maçã
Pesquisadores americanos constataram que uma fibra solúvel presente na maçã, chamada pectina, auxilia na diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL), pois forma uma espécie de proteção na parede do intestino impedindo que gorduras nocivas à saúde sejam absorvidas.
3. Aumenta a saciedade e ajuda emagrecer
Com algo em torno de 4 gramas de fibras, a maçã mantém o indivíduo saciado mesmo consumindo poucas calorias. Isso acontece porque o organismo demora mais para digerir essas fibras, logo a sensação de fome demora mais para reaparecer.
4. Ingerir maçã previne problemas respiratórios
Os antioxidantes presentes na maçã ajudam a manter os pulmões saudáveis e melhoram a capacidade respiratória. Pesquisadores britânicos afirmam que consumir 5 ou mais maçãs por semana, evita problemas respiratórios incluindo a asma.
5. Comer maçã diminui o risco de AVC e outras doenças do sistema nervoso
Alimentos com a polpa branca, como maçã e pera, reduzem os riscos da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma pesquisa realizada na Holanda.
6. Diminui as chances de ter um câncer
Diversos nutrientes presentes na maçã como fibras e antioxidantes, auxiliam no bom funcionamento das células do corpo humano, prevenindo assim o desenvolvimento de câncer de cólon, próstata e mama.
7. Previne a cárie dentária
O sumo da maçã tem a capacidade de matar 80% das bactérias causadoras da cárie dentária, conferindo proteção aos dentes e às gengivas. Além de estimular a produção de saliva, a maçã limpa os dentes a cada mordida.
8. Promove a saúde gastrointestinal
A maçã possui agentes cicatrizantes que auxiliam em quadros de esofagite, gastrite e úlceras, pois atuam nas mucosas do estômago e intestino. As fibras presentes na fruta colaboram ainda para que o intestino funcione de forma regular, reduzindo o risco de inflamações e até mesmo um câncer.
9. Diminui o risco de diabetes
As antocianinas, uma classe de antioxidantes presente nas maçãs, estão relacionadas à diminuição do risco de se desenvolver a diabetes do tipo 2. Além disso, a pectina (fibra) também ajuda no controle da glicemia.
10. Mantenha a saúde da pele comendo maçã
Os antioxidantes presentes na maçã previnem o envelhecimento precoce da pele, neutralizando os radicais livre e evitando o surgimento de rugas e flacidez. As vitaminas A, C e E também auxiliam a manter a hidratação, o viço e o aspecto saudável da pele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário